Pular para o conteúdo principal

Notas Picantes

- Estão fazendo do Código Florestal um saco de pancada, para fazer rir. Aceito pelos representantes agricultores pequenos, médios e grandes, e analisado sob a luz dos interesses nacionais, o Código Florestal foi criticado por aqueles que querem faturar sendo "progressistas". Agora a Folha vê também indícios de que o Código vai legalizar áreas de risco e ampliar novas possibilidades de tragédias. Apesar das negativas de Aldo Rebelo, relator dizer que o código é FLORESTAL, diferentemente do uso de solo urbano, vinculado a outra lei.

- Dilma caminha para o lado mais tecnocrático de gestão, e de menos orientação política aos ministros, conforme informações recolhidas de participantes da reunião ministerial.  Deu a impressão que alguns foram mais para ouvir, sem terem apresentado dados. Agora surgem as comparações com Lula, que segundo dizem alguns dos ministros antigos, orientava caso a caso as relações com o Congresso, e outros assuntos.

- Geraldo Alkmin parece ter-se reciclado, e surge como novo perfil de gestão com aparência mais democrática que seu antecessor, e dele mesmo em gestões anteriores. O fato de ter chamado as centrais sindicais para conversar sobre o mínimo regional foi sintomático. Se continuar assim, ele vai acabar saindo do PSDB. Dizem que as duas derrotas eleitorais que sofreu, mexeram bastante com seu intelecto.

- Mas a Polícia Militar desceu o cacetete democrático nos estudantes que reclamaram do aumento da passagem de ônibus, em São Paulo. Parece aquela tácnica de negociaçao chamada "Bom sujeito, mal sujeito", quando você agrada de um lado e bate, do outro".

- Aliás a tragédia do Rio de Janeiro fez a mídia esquecer-se das enchentes de São Paulo, e Minas Gerais, que também foram catastróficas, para alívio de Geraldo, Kassab e Anastasia.

- Nota destoante é o Mântega estabelecer um mínimo de R$ 545,00, agregando R$ 5,00 para não fazer o reajuste ficar abaixo da inflação, e não conversar com os sindicatos.

- O MST ocupou 9 fazendas nestes últimos três dias, na região do Portal do Paranapanema. Perto de 5000 famílias de agricultores participaram.

- São 612 os mortos encontrados, das enchentes na região serrana do Rio. E há previsão de mais chuvas para a semana que entra.

- Boicotar às escondidas o Morumbi para abertura o Mundial de futebol, é uma coisa. Agora ser competente para construir um estádio em Itaquera é outra. Ah, aquele coquetel de vitória do Kassab para prefeito de SP,(derrotando Marta), no interior do Morumbi, custou caro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,