Pular para o conteúdo principal

É possível existir a homossexualfobia?

Tanto quanto a homofobia, creio que seja possível existir sim, e penso que seja possível também localizar onde esta homossexualfobia se realiza.

É importante, antes de mais nada afirmar que reconheço o direito à homosexualidade das pessoas.

Não concordo mas reconheço, tendo amigos tanto homossexuais quanto lésbicas, com os quais mantive e mantenho relações de amizade naturais, como as que tenho com heterossexuais.

As relações não devem ser necessariamente medidas pela questão sexual, mas pela integridade completa da pessoa humana, que ultrapassa esta questão.

O Catecismo da Igreja Católica ensina aos seus fiéis que, em relação aos homossexuais, estes "devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta", embora considerando ser a hossexualidade "uma inclinação desordenada, contrária à lei natural".

Mas o mundo de hoje tem mudado muito, e todos devem ter seu espaço e seu direito.

Isto não significa que devo concordar com aquele modo de vida, mas defendendo o claro reconhecimento deste direito, como democrata.

Como o movimento dos homossexuais de maneira geral tem crescido e atingido um nível de influência bastante significativo, onde alguns direitos já começam a ser reconhecidos, este reconhecimento tem acontecido, aparentemente, em cima de uma certa "resistência" dos heterossexuais, o que é uma meia verdade.

Porque muitos heterossexuais são à favor da organização e da conquista de direitos dos homossexuais, embora não sendo.

São os chamados "simpatizantes".

Às vezes, entretanto, quando se busca atingir direitos, acaba-se por recriminar os outros pelos direitos não conquistados, e daí vem a  discriminação que se, inicialmente existia contra os homossexuais, agora se volta por provocar o seu contrário, dos homossexuais sobre os héteros.

Tenho visto novelas, ainda que confessando não ser noveleiro, onde o heterossexual é visto como alguém desequilibrado, adúltero, assassino, dominador, imoral, enquanto o homossexual é aquele que tem a paz, a tranquilidade, a inteligência e o equilíbrio.

Neste momento começa a inversão dos papéis, perigosa, que reflete preferências de quem está na direção, ou no papel de autor da novela.

E neste instante o hétero passa a ser discriminado também, e injustamente.

A sociedade democrática brasileira ao começar dar direitos aos homossexuais por uma vida livre, não deve, ao mesmo tempo restringir os direitos dos heterossexuais, que representam a maioria.

O heterossexual deve ter o direito também, como o homossexual, de expressar as suas discordâncias das outras opções sexuais, como qualquer cidadão em uma sociedade democrática,  e fazer as suas justas críticas às discriminações que porventura venham a ocorrer com eles também.

Senão ficaremos com a imagem de que os héteros são os causadores de todos os problemas, o que não é verdade.

Vivemos sim uma sociedade patriarcal, cada vez menor, mas patriarcal ainda, resultado de aspectos culturais e étnicos que se miscigenaram nas várias raças que compõem o povo brasileiro.

Particularmente vejo a família como célula da sociedade, ainda que muitos não acreditem nela, e a família tem o seu maior fundamento na heterossexualidade, até a ciência provar o contrário.

Na sociedade brasileira, a família está cada vez menos patriarcal e mais igualitária, com as mulheres conquistando direitos, mas não nos iludamos, o patriarcalismo permanece, e é milenar se não for ontológico.

Para encerrar, quero deixar a opinião de que há espaço para todos na democracia.

O que não se pode é deixar de ser discriminado para tornar-se um discriminador.

O heterossexual tem o direito de se recusar a manter relações homossexuais, e ser respeitado pela sua posição.

Fico por aqui neste vespeiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,