Pular para o conteúdo principal

O almoxarife que pelejava contra o chifre

Na minha memória profissional, dos lugares por onde passei, uma experiência me vem à mente.

Era o ano de 1985, aproximadamente, e tinha aceito o desafio de assumir o cargo de RH de uma grande fábrica de calçados em Franca.

Era bem jovem, e cheio de ambições.

Foi uma experiência rápida e produtiva, com duração de apenas um ano, devido à minha precipitação por querer fazer muita coisa de uma vez só.

Isto não vem ao caso agora.

Quero contar a história de um operário sapateiro, que conheci, devido a um problema que ele passava, no período em que era gerente de RH nesta fábrica.

Um belo dia, o encarregado do Almoxarifado de modelos veio me procurar.

O almoxarifado de modelos é um local onde guardam os modelos de pés em madeira, com toda numeração, de todas as nações que importam os calçados da fábrica. Creio que hoje deve ser diferente, mas na época era assim.

Não sei se vocês sabem, mas se você calça  40 e comprar um par e calçado número 40 exportado para a Inglaterra, o sapato não entrará em seus pés, pela simples razão de que o inglês tem peito de pé chato, e o brasileiro tem peito de pé alto.

Assim, embora, o número caiba no pé, não se conseguirá calçar o sapato, pois o espaço para por o pé é bem pequeno, ainda que seja para pés de numeração grande.

Por isso existe o almoxarifado de modelos, para guardar a fôrma dos pés de vários povos para onde os calçados são exportados.

Bem ,ali trabalhava um funcionário do qual não me lembro mais o nome, nem o diria se soubesse, recém casado. Estava prostrado na sua bancada, sem fazer nada. O encarregado dizia-me:

- João, o fulano acabou de casar-se há um mês, e acaba de descobrir que sua jovem esposa o está traindo com outro homem. E parece que isso vem de antes do casamento. Ele é um bom profissional, mas está completamente caído, sem fazer nada. Já falei com ele tudo que foi possível, mas não adiantou. Por isso estou vindo aqui, para ver se você não tem uma solução para este caso.

Assenti prontamente, e pedi que o chamassem.

Ao chegar o pobre rapaz parecia um trapo, todo caído, sem desejar manter qualquer tipo de conversa.

Fui obrigado a dizer-lhe que eu já sabia de seu problema, e que ele não precisava preocupar-se de ter de explicar o fatídico acontecimento, e que pela sua ficha sabíamos que ele era um ótimo profissional.

De outra forma, estávamos querendo dizer-lhe que compreendíamos seu problema, e que sabíamos que ele encontraria uma saída para isso.

A conversa terminou aí mesmo, porque não éramos nós os que iríam resolver seu problema, mas ele próprio.

Passou o tempo, e tudo continuava igual. Nada de querer saber de trabalhar, e o serviço atrasando.

Mandei chamar o rapaz de novo.

Ele veio, do mesmo jeito de antes. Fui mais incisivo:

- Rapaz, nós já conversamos com você há quinze dias atrás, e esperávamos que você tomasse alguma atitude, e buscasse encontrar uma solução para a sua vida.

- Você que continuar deste jeito?

- Não.- respondeu-me secamente.

- Você já pensou a saída que você tem, para este problema?

Aguardou em silêncio alguns instantes e respondeu-me:

- Tentei conversar com ela, mas não adiantou. Estamos sem convesar em casa este tempo todo.

Perguntei-lhe novamente ..

- O que você pretende fazer afinal?

Ficou novamente em silêncio.

Insisti mais uma vez.

Por fim, ele disse que  o negócio era terminar com o casamento.

O encarregado que estivera junto durante a conversa completou, que mulheres existiam muitas, e já que eles não tinham filhos, terminando o casamento agora, ele poderia reconstruir sua vida com outra mulher, que o amasse verdadeiramente.

Finalizamos  conversa quase que com um compromisso de que uma atitude seria tomada.

Passaram-se alguns dias, e chamei o chefe, que disse-me que eles haviam se separado.

Tinham dividido os móveis, os equipamentos eletrônicos, fogão, geladeira, devolveram a casa alugada, e voltaram ambos para a casa de seus respectivos pais.

Passaram-se quinze dias, e nada do rapaz voltar a trabalhar direito; vinte dias e nada.

Quando deu um mês, encontrando o encarregado do almoxarifado, perguntei-lhe do rapaz traído, como ele estava no trabalho.

Respondeu-me que estava  ótimo, e todo engajado no serviço. Completei:

- Esqueceu a esposa, ou encontrou outra?

- Nem uma coisa, nem outra -respondeu-me - Voltou com a esposa.

Compreendi aquele dia, que não existem regras racionais para o coração.

Algo que pode ser uma solução razoável, racionalmente falando, não tem a mínima significância, em termos sentimentais e amorosos.

O jovem queria conquistar aquela moça que o traía, e não outras.  

Queria retirá-la daquela relação de traição e resgatá-la para si.

Nunca mais sugeri nada a ninguém.

Hoje deixo estar, deixo correr, deixo o coração falar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,