Pular para o conteúdo principal

Multi fecha em Pernambuco e demite todos os 500 funcionários

Já trabalhei em metalúrgica em Recife nos anos 90, na região do Curado IV, Recife,que havia sido transferida de São Paulo para lá, para fugir dos impostos, e ganhar isenções fiscais.

Na realidade não era para ir trabalhar em Pernambuco, mas como a produtividade caíra muito, em decorrência da transfrerência, fui para lá deslocado com período de dois anos de permanência, até ajudar a arrumar as coisas por lá.

As multinacionais são empresas apátridas, não estão nem aí para os operários que trabalham nelas.

O que importa é onde "ganhar mais dinheiro hoje e sempre", como diz Eli Goldrat, criador da teoria das restrições.

A conjuntura mundial está colocando, hoje, uma situação semelhante para o trabalhador brasileiro, só que a nível internacional.

A Philips de Recife vai fechar fábrica de Acessórios automotivos, componentes de iluminação porque, segundo a empresa, os custos de fabricação estão muito elevados, comparativamente à sua produção na China e na Europa.

Um governo estadual, dirigido pelo PS, Partido Socialista, deve esgotar todos os recursos para manter a fábrica no Curado.

Em não convencendo os seus dirigentes, existem muitas medidas a serem tomadas.

Uma delas é a encampação da fábrica.

Tornar a fábrica um bem público e garantir o emprego dos trabalhadores, e condicionar novas instalações na região a associar-se com o estado.

O Estado brasileiro deve buscar novas formas de associação com o setor privado, em novos moldes. A China não faz assim?

O Governo Brasileiro deve desenvolver políticas claras para a instalação de empresas, com participação do Estado, e buscar associar-se, de preferência, com alta participação.

Agora, irão embora de Recife, de um dia para o outro, deixando ao sindicato o realocamento dos funcionários e agendar convênios com o Sebrae para reprofissionaliação?

Comeram e agora cospem o bagaço

Este fechameto da Philips pode ser um "avant premier" de outros fechamentos, e os governo estaduais que se dizem progressistas, e principalmente o governo federal, devem agir com rigor.

Não se mexe com o trabalhador brasileiro sem receber contrapartida.

O governo tem muitos instrumentos para convencer estas empresas, mas, principalmente, deve elaborar uma política econômica compatível com o momento internacional, para garantir que não haja sangria em nosso desenvolvimento.

Renato Rabelo, Presidente do PC do B,  apresentou artigo, recentemente, onde mostra que a conjuntura econômica mudou, e sugere uma série de políticas para esta nova conjuntura. Sugiro que procurem este artigo e e leiam. É momento de ação.
Caso contrário ficará refém das multis e de suas alterações, conforme dite os seus interesse.


Veja artigo apresentado no IG abaixo (faço mais alguns comentários ao final)

Empresa holandesa transfere produção para China e Europa; para funcionários, fechamento é "fim de um sonho", às vésperas do Natal
Renata Baptista, especial para o iG, do Recife .08/12/2010 17:10
José Alves da Rocha, de 47 anos de idade, nasceu e mora perto da fábrica de lâmpadas automotivas da Philips, no bairro de Curado, no Recife (PE). Ele diz que, desde menino, via a unidade crescer e tinha como sonho trabalhar lá. Quando conquistou o emprego, em 1985, planejou só deixá-lo com a aposentadoria. José Alves da Rocha, mecânico de produção da Philips no Recife, que será fechada sexta-feira, 10, com a mulher Verônica e o filho José Alves da Rocha Filho
O plano, no entanto, foi interrompido pela realidade. Na sexta-feira, dia 10, a fábrica da Philips em Recife fechará suas portas, encerrando 43 anos de atividade na região. Os 500 funcionários da empresa _350 efetivos e 150 terceirizados_ sofreram um baque. “Falava-se em um corte de pessoal, mas não imaginávamos que iam fechar a fábrica. Muita gente chorou depois da reunião”, diz Rocha, que trabalha como mecânico de produção na Philips.O anúncio do fechamento da fábrica foi feito em meados de novembro em reunião com a diretoria e o corpo de funcionários. Segundo a empresa, a decisão de suspender a fabricação de lâmpadas automotivas no País foi consequência da crise econômica global. Os produtos passarão a ser importados de outras fábricas da multinacional na Europa e Ásia.Em nota, a Philips destaca que “há uma negociação sendo realizada junto ao sindicato e que está tomando todas as medidas possíveis para garantir o direito dos empregados”.Para Rocha, a notícia representou “o fim de um sonho”. “A Philips era símbolo de estabilidade, por isso a demissão foi um baque”, explica.
Nove filhos
Pai de oito filhos e com a mulher grávida do nono, Rocha afirma não estar satisfeito com o acordo fechado com a empresa, que além da indenização garantiu uma compensação financeira pelos anos trabalhados. “Vieram com a corda no pescoço. Não nos deram opção", afirma. "Evito conversar com meus filhos sobre o assunto e choro à noite de preocupação.” O presidente do Sindmetal-PE (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco), Alberto Alves dos Santos, afirma que uma das prioridades estabelecidas nas conversas entre a Philips e a entidade é a realocação dos funcionários. Para tornar o processo mais rápido, a empresa se comprometeu em bancar cursos de formação e requalificação profissional para a maioria dos trabalhadores no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).“A empresa está colaborando com os nossos pedidos e o que me deixa mais feliz é que seis empresas da categoria já vieram em busca dos currículos destes trabalhadores. Estamos batalhando também para que os terceirizados recebam benefícios”, diz Santos. Segundo ele, a Philips tem mostrado empenho para colaborar com a aposentaria dos funcionários que estavam para receber o benefício em até 20 meses. “Para quem faltava até 16 meses, eles vão pagar os salários integralmente.”
Política global
O Governo de Pernambuco declarou, em nota, que vinha sendo alertado há meses sobre o fechamento da unidade da Phillips no Recife, sobretudo após o fechamento em julho da fábrica de lâmpadas incandescentes que era mantida pelo grupo em São Paulo.Em São Paulo se entende pois são tucanos, mas em Recife com governo do PS tem que haver resposta(grifo meu)“Em diversas ocasiões foram mantidos entendimentos com dirigentes do grupo e oferecidas todas as condições disponíveis para evitar o fechamento da fábrica”, diz a nota.O presidente da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Jenner Guimarães, afirma que não havia nada que Pernambuco ou qualquer outro Estado pudesse oferecer para que tornasse as operações da fábrica mais rentáveis.“As lâmpadas, na China, fazem parte de um kit. Como os custos de produção e a mão-de-obra são mais baratos, não fazia mais sentido fabricá-las aqui”, diz.
De acordo com Guimarães, a expectativa é que metade dos trabalhadores demitidos da Philips consiga um novo emprego até o fim de janeiro nas fábricas da região e em municípios próximos.Ele afirma ainda que alguns deles estão recebendo orientação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de utilizar a indenização e a compensação oferecida pela Philips para abrir um negócio próprio.Mesmo com perspectivas não tão negativas, o mecânico de produção Alberes José de Andrade, 49 anos, afirma que este é um dos piores momentos de sua vida. Na Philips há 27 anos, ele se preocupa com a perda do plano de saúde e aponta a dificuldade de alguém com a idade dele conseguir um novo emprego competindo entre mais jovens.“Tenho de trabalhar", diz. "Em fevereiro vou fazer um curso para ser soldador. Isso pode aumentar as minhas possibilidades.”Andrade afirma ainda que a fase do ano para fechamento da fábrica não foi das mais favoráveis. “Em fim de ano todos ficam mais pra baixo, mas minha família tem me ajudado muito.” Ele é casado e tem dois filhos, de 21 e 20 anos. Já para Mailton Monteiro, 28 anos, a decepção foi tão grande que ele pensa em mudar de ramo. Trabalhando há oito anos como mecânico de produção na Philips, ele pensa em investir no que antes era apenas um hobby. “Já fui jogador dos juniores do Sport Club Recife e agora ensino na escolinha de futebol do Curado, que atende a cerca de 150 alunos. Vou tentar ser treinador profissional”, afirma Monteiro. Como a nova carreira escolhida não é das mais fáceis, ele conta também com um plano B e em fevereiro começa um curso de eletricidade oferecido pela Philips. “Tive uma decepção muito grande na empresa. Infelizmente não dá pra competir com a China, por isso quero focar na área esportiva”, afirma Monteiro, que é casado e tem uma filha de seis anos."


Vamos assistir esta situação de braços cruzados?

O país precisa com urgência de uma política de desenvolvimento tecnológico.

Exigimos uma política Econômica clara de crescimento econômico, que garanta o emprego do trabalhador!

Exigimos a proteção de nosso mercado contra  produtos importados que levem à demissão e prejudiquem setores produtivos nacionais.

Não se transige com os direitos do povo brasileiro.

Sr. Guido Mântega deveria estar elaborando, isto sim, uma política de câmbio que protegesse o nosso mercado.

O Estado deve começar a chamar a si, o controle dos setores que se colocam contra a nação brasileira!

Afinal, somos ou não somos um governo popular?

Não devemos agir como os neo-liberais, que fecham seus olhos diante das multis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,