Pular para o conteúdo principal

Mais tristeza com saída de Lula do que alegria com entrada de Dilma

Após a rede nacional de rádio e televisão com o discurso de despedida de Lula, fiquei com a exata impressão de que terei mais tristeza com a saída do Peão Presidente, do que com a entrada da Mulher Presidenta.

Não é para menos. Lula encarnou os sonhos de toda a geração de 68 no Brasil. O sonho de um Brasil novo, democrático, e de forte presença popular, caminhando em direção a uma sociedade igualitária, sonho ainda mais ambicioso e desejado. 

Uma sociedade com liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade religiosa, enfim um país que  tenha o que dizer em termos de inovação na experiência socialista, e não se envergonhe de viver a diferença.

Deu-se um grande passo para o povo brasileiro nas duas gestões de Lula. Grande parte dos filhos do povo, que estariam à mingua hoje, se estivessem os tucanos no governo, alcançaram oportunidades "nunca dantes ocorrida".

São bens materiais, carros,  casa própria, são oportunidades de estudo em universidades, podemos dizer com alegria que o Brasil teve um boom populacional, ampliando o número de novos cidadãos de classe média.

A conjuntura internacional também foi muito favorável e o governo Lula, com inteligência soube aproveitar as chances de se relacionar com o mundo de uma forma nova, rompendo o seguidismo, a dependência anglo-saxã, porque somos latinos, povos bárbaros da contemporaneidade.

Isto tudo Dilma recebe de bandeja, de presente, ainda que tenha participado deste cenário. Mas é a figura de Lula que fica, não a dela.

Por isso Dilma terá um sobre-esforço por mostrar-se a todos, e não será uma tarefa fácil. Penso que é até um risco, porque suplantar a imagem deixada por Lula, como se diz no nordeste, vais ser da gôta.

Mas vamos ter esperança, porque tenho a impressão que a mulher é um trator, e têm opinião própria, o que é fundamental, para não ser guiada. Como paulista envio a ela o lema de São Paulo: "Non ducor, duco" - Não sou guiado, guio.

Sucesso Dilma, estamos alegres, sim, com sua entrada; embora com mais tristeza com a saída de Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,