Pular para o conteúdo principal

Erradicar a pobreza? Só com crescimento e distribuição de renda

Vejo matéria nos jornais de que a classe C é a que adquire praticamente a metade os produtos eletrônicos colocados no mercado brasileiro.

Interessante também é o fato de se identificar queda de consumo das classes A e B de 55% para 37% neste mesmo segmento de produtos. Não creio que seja perda de poder aquisitivo, mas hábito de consumo diferenciado, pois este segmento já possui de quase tudo, e foca seus recursos em outros negócios.

E o microcomputador está na linha de frente destas compras da classe C, o que nos faz imaginar que novos segmentos sociais no Brasil são ou serão consumidores atraídos não só por canais abertos de TV e rádio, mas também pelos sítes das empresas, em ações combinadas dos dois veículos de comunicação, dando a entender o papel cada vez maior da internet junto a população.

O aumento destas vendas significa também que há uma pequena poupança neste setor da população, que lhe permite um nível de consumo melhor.

Tudo isto está na dependência direta do processo de crescimento da economia, com aumento da oferta de empregos, que proporciona melhor distribuição de renda. Simples e real.

Não existe erradicação da pobreza em abstrato.

É preciso haver crescimento econômico a taxas iguais ou superioras a  5% aa(Ipea)., principalmente dentro deste modelo capitalista de desenvolvimento, agregando distribuição de renda.

A erradicação da pobreza, no entanto, não significará, neste modelo, a redução da concentração de renda.

É inclusão com concentração de renda o que estamos vivendo, que é uma questão para ser discutida pelos movimentos sociais, para lutar e influir junto ao governo.

Não é preciso dizer que não se negocia com o desenvolvimento do país. Estamos de olho.

Atenção Dilma com esta jogada que está se estendendo há bastante tempo, do governo norteamericano ir baixando o valor do dólar, prejudicando as exportações do nosso país. São necessárias contra-táticas.

E, ainda por cima, agora injetar milhares de dólares na economia dos EUA, inflacionando mais os emergentes, como o nosso querido Brasil, podendo tornar nossa balança comercial negativa, cada vez mais importadora, e exportaora de commodities.

É preciso também, que existam políticas bem claras de defesa de nossas reservas cambiais, para que elas não escoem pelo bueiro de alguma crise montada.

As nossas reservas cambiais não são moeda de troca para crises provocadas. São patrimônio nacional, esforço do trabalho dos brasileiros transformado de dinheiro.

É preciso recuperar condições de retomar as exportações em níveis desejados, superiores às importações, que  desmontem esta jogada da desvalorização do dólar.

É preciso também investir em tecnologia, principalmente nos setores onde a iniciativa privada não tenha como desenvolver.

Ações preditivas para a economia, é o que queremos. Ninguém quer chorar sobre o leite derramado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,