Pular para o conteúdo principal

Ao Eduardo que perdeu uma parte do pé esquerdo.

Neste domingo quero ressaltar a pessoa de um rapaz, que dirigia uma kombi, na zona leste e bateu  contra um muro. Precisou ser retirado pelos bombeiros porque ficou com as pernas presas nas ferragens, e levado para o hospital de helicóptero.

Quando adentrei em seu quarto, na Ortopedia do HC, vi um rapaz bastante alegre. Parecia ter feito uma descoberta que lhe encobria os sofrimentos.

Ao visitar os enfermos, encontro todo tipo de pessoas, com vários estados de ser.

Por formação camiliana, respeito a todos.

Se são evangélicos, como eles se dizem, porque, de fato, o termo evangélico é muito maior do que uma denominação, procuro,conversar naquilo que nos é comum.

O enfermo não pode sair de perto de mim, se não gostar de minha presença. No máximo pode dizer que não quer conversar, mas não pode se ausentar.

Por isso, a nossa visita tem que ser sempre respeitosa.

Quando rezar, rezar na fé do enfermo.

Porque Cristo não aceita imposições.

Se é um agnóstico, não rezar. Se é um ateu, não rezar, mas conversar.

Uma visita a enfermo pode ser absolutamente silenciosa. que não dizer aqueles velhinhos quem nem se movem mais na cama, quanto mais falar. Só a presença já diz muito.
Somente entrar em conversas diferentes se nos for solicitado, mas entendendo que não é para se entrar em discussões, e considerar em primeiro lugar o que o enfermo pensa e diz. No dizer de São Camilo: "Fala patrão!"

Bem, o Eduardo havia feito uma descoberta de Deus que poucas pessoas conseguem.

Na Igreja encontramos muitos que a frequentam, mas nem todos tiveram a descoberta que o Eduardo teve.

Fiquei feliz com ele. Ele disse estar disposto a ajudar o pobre e o necessitado, quando sair da cama.

Peço a Deus que lhe conserve esta vontade, porque o mundo precisa de um grande movimento solidário.

Só de pensar que a nossa presidenta Dilma tem a obstinação de erradicar a miséria, mostra que há um desafio alcançarmos.

Ate mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,