Ser revolucionário, defendendo desenvolvimento com distribuição de renda






O que você terá para contar aos seus filhos no dia em que eles te perguntarem  que foi que você fez?

Que você lutou, lutou, e não viu resultados do seu trabalho?

Li, nestes dias um artigo que abordava esta questão que acredito, foi o pano de fundo do grande dilema de Tolstoi no final de sua vida, no início do século XX, quando abandonou tudo para percorrer a Rússia em busca de respostas para si mesmo. Era uma época ainda não plenamente realizada da revolução russa.

Ninguém é revolucionário por prazer. Se é revolucionário porque as condições levam as pessoas a um esgotamento de saídas. E existem épocas em que estas saídas não existem e se é obrigado a recorrer à luta revolucionária.

E, por outro lado existem também épocas em que as oportunidades de se acumular forças e alcançar conquistas sociais são visíveis e possíveis.

Esmoreceu-se o espírito transformador? De jeito nenhum.

Diria que é um desafio, em certo sentido, maior, porque é um tempo de aprendizagem da governabilidade, de mostrar a diferença da gestão popular, em relação a uma uma gestão burguesa. É um período de aprendizagem para as massas populares irem entendendo estas diferenças e fazendo suas escolhas.

Isto exige criatividade e vontade política. Exige também firmeza de ideais, consistência de ideais, por entender este momento nacional.

Se é assediado a ser igual, a corromper, a vacilar. Todas as mazelas que sempre criticamos estarão à mostra para nos convidar a cair. A condição social do militante também muda e ele alcança novo status, e pode mudar suas concepções. Os exemplos estão aí e não convém citá-los, mas é uma realidade.

Tudo isto deve ir sendo pesado, e manter-se o estudo e o amor ao povo humilde, nunca se separando dele, porque ele é vacina contra desvios.

A democracia deve ser aperfeiçoada cada vez mais, não por cima, sem participação, nem por baixo, como alguns isolados, mas junto, articulando-se todos os recursos políiticos e sociais.

Êta assunto delicado sô!

Fico por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".