Pular para o conteúdo principal

Neuroses paulistanas

É simplesmente impossível sair de carro em São Paulo numa sexta-feira, à partir das 16:00 hs. porque está tudo parado.

A quantidade de filas de carros, e trânsito congestionado é imenso. 23 de Maio, intansitável, avenida Ibirapuera, idem, avenida Consolação também. Rebouças, nem pensar.

Uma saída inocente para fazer uma visita, ou um contato com um cliente, ou pegar algum material, acaba tornando-se uma epopéia, com dragões, escaramuças, batalhas, discursos, tudo acontecendo sobre o asfalto quente deste 19 de novembro de lua cheia.

Quando menos você espera, e já está cortando a frente de alguém, xingando outro, não dando passagem a quem espera a vez. Se você se observa, está um caco, com os nervos à flor da pelo, e cheio de impaciência.

São Paulo deve ter uma frota por volta de 20 milhões de veículos. Este tipo de desenvolvimento está entrando em colapso. O transporte individual está cada vez mais na contramão dos benefícios dos que se utilizam do transporte coletivo, e deve ser pensado assim pelos movientos sociais.

Já o transporte coletivo está completamente irracional, com avenidas cheias de empresas de ônibus que não abrem mão daquele trajeto, e ao final enchem as avenidas de ônibus semi vazios.

Falta, mais uma vez vontade política e coragem de propor mudanças no tipo de desenvolvimento com propostas claras de mudanças nas empresas deste setor, reorientando-as para novos nichos de mercado. Os carros pequenos são uma alternativa, mas paliativa. É de uma revolução no setor que precisa acontecer algo.

As proibições de veículos por final de placas em dias da semana hoje , é uma piada. Se seguir nesta linha deve-se proibir dois dias, e depois três. Ora proiba-se o transporte individual em avenidas chaves, pois o povo não tem que arcar com esta irresponsabilidade e irracionalidade.




Se eu for pegar o metrô ao final do dia na linha leste-oeste vai acontecer a mesma coisa. Nas outras linhas idem.

O Metrô de São Paulo está superado. Construir novas linhas do Metrô só aumnetará o congestionamento.

O correto era acrescentar mais linhas nos principais troncos, nas principais estações, para desafogar o fluxo que é muito grande, e cada vez maior.

Assistimos estupefatos, trens passarem vazios pela MarechalDeodoro, para atender  outras estações como Reública e Sé. São soluções adaptativas, mas não corretivas. Não resolverão.





É coisa de doido viver em São Paulo nos dias atuais.

O reino do tucanato se acha o dono da cocada, mas o rei está nú. Falta apenas uma criança gritar isto.


Sardinha em lata é o paulistano hoje, e cheio de disposição continua em frente seu dia de trabalho. Quando parou este trem do Metrô, em plena campanha eleitoral, quiseram por a culpa no PT, mas depois encontraram um papelzinho de "1quilo" na cabeça. Vai dormir com isso....De criadores de confusão em vítimas....

Não importa que a participação de São Paulo tenha caído no PIB nacional, que as indústrias tenham saído para outros estados, o paulistano é um abnegado, vai lendo livros, cortando caminhos, encontrando um barzinho para desafogar, até o dia que estourar, e botar pr'a quebrar, porque tudo tem limite. Depois vão dizer que são arruaceiros.

Mas diante de tudo isso, só posso concluir ser  a revolta um sentimento justo.

Estou P....da vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,