Estado forte, temperamento forte(sem perder a ternura)

Parece que os ultimos acontecimentos de combate frontal às drogas no Rio de Janeiro estão fazendo ser revista a noção de impunidade, de que não acontece nada,e os transgressores podem fazer o que bem entenderem.

Tenho para mim que o Brasil, ainda que tenha de avançar muito em matéria de democracia, principalmente a democracia popular, ele precisa ter um Estado forte. Estado que delimite ações, que estabeleça políticas, encontre caminhos e realize.

Isto vai frontalmente contra os conceitos de estado liberal.

Penso até que esta questão está cada vez mais clara à população, que fez esta escolha, na figura de Dilma. Ela encarnou este sentido de fortaleza.

Entretanto esta característica em certos momentos  tornou-se um problema.

Dilma buscou durante toda a campanha o voto feminino.

Ocorre que o voto feminino não foi tanto para Dilma, como o foi o voto masculino. Porquê?

Creio que as mulheres, entre outros fatores, viram em Dilma um comportamento "duro" e "firme", que é real e a própria candidata tentou por várias vezes dissimular isto, o que se contrapõe à "delicadeza" e "compreensão" femininas.

São conceitos relativos e até superados, pois a questão de gênero traz a cada momento novidades, mas no frigir dos ovos acaba exercendo esta influência no conjunto da sociedade.

 Masculinizar o estado de ser, pode ter afastado o voto feminino, considerando-se que Marina aparecia com esta "humildade" e "simplicidade".

Esconder Dilma, ajudou a  modelar esta imagem. Dizer que ela foi "guerrilheira", então consolidou a candidata mão de ferro.

Por estas e outra é que vejo em Dilma o perfil adequado para a nossa Presidenta.

O Brasil precisa de uma pessoa que seja rápida e decidida, sensível mas forte na ação.

O combate às drogas está na agenda do dia, a reforma agrária nunca deixou de ser urgente, o crescimento econômico é obrigatório para continuar o projeto de eliminação da pobreza, um posicionamento internacional precisa ser mantido para evitar conflitos internacionais.

Dilma se coaduna perfeitamente com estas expectativas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".