Pular para o conteúdo principal

Conflito do Rio é um microcosmo brasileiro

Estão achando chocante o combate contra o crime organizado?

Tenho a dizer: Graças a Deus alguém tomou a iniciativa.

Paradoxalmente foram os traficantes que tomaram a iniciativa, acreditando que conseguiriam impedir o avanço das ocupações da polícia pacificadora, que tinha uma estratégia de avançar aos poucos. Agora terá que se instalar logo.

Como o crime não é tão organizado assim, avaliou mal, superestimando suas forças.

A consequência está clara: deflagraram uma sequência de ações da polícia, que certamente não irá mais parar

O tiro saiu pela culatra.

Qual será o resultado? Bem, imagino que o complexo do alemão será varrido do crime, e não vai demorar muito. As forças políciais não podem mais recuar.

Provavelmente o crime organizado fará ações ainda mais audaciosas, mas sem condições de impedir o avanço da polícia e do exército e marinha.

Porquê o movimento popular não se manifesta também, claramente, para a sociedade sobre estes acontecimentos? é hora de mostrar posição.

É importante o movimento popular ser aberto aos clamores da sociedade, que são principalmente os moradores destas comunidades que ficaram décadas sob o tacão da delinqüência que se fez lei.

Quantos jovens não se perderam durante estes anos, de uma vida digna de paz, profissão e família.

E não é por causa da Copa ou das Olimpíadas, mas por causa do povo, que se deve levantar esta bandeira de resgate da dignidade humana, dos direitos humanos, que foram violados.

Agora é hora de pensarmos porque fomos aceitando vagarosamente esta penetração do crime, sem fazer nada, contaminando todo o tecido social?

 Tenho uma opinião a respeito disto. Penso que nestes 50 a 60 anos, o Brasil foi perdendo uma série de valores fundamentais para a vida, e aceitando uma "modernidade" que permitia tudo o que vinha, sem questionar se era bom ou não.

Não é atoa que se multiplicou o número de igrejas no país. Também, era só nesta dimensão que se podia resguardar alguns valores. Acho correto esta busca, tendo em vista a degradação do tecido social para o crime organizado.

Agora, pasmem: o que ocorre no Rio será nada comparado com o restante do país.

São Paulo tem tanto ou mais o mesmo quadro, e este fenômeno do Rio só não ocorreu aqui porque não houve por aqui uma ocupação de espaço, como no Rio. É ver para crer.

Nas fronteiras, a situação é ´parecida, e precisa também de uma estratégia.

É preciso elaborar uma estratégia nacional para o combate do crime, como foi na Itália no século XX, combatendo a máfia.

Estes acontecimentos do Rio lançam luz sobre esta necessidade clara e premente.

Se poderemos viver uma mexicanização, acho que é provável.

Até mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,