Como está sua humanidade?


  1. Sou solidário nos serviços de casa? Arrumo a mesa, a cama, ajudo a  fazer a comida, faço as compras do dia, sem reclamar?
  2. Sou solidário ao irmão de rua abandonado? Utilizo uma parte do meu tempo pra conversar com ele, como se fosse um conhecido, com alegria?
  3. Procuro estar por dentro dos assuntos de meu país, e opino abertamente quando vejo injustiças e erros cometidos., mantendo a esperança?
  4. Tenho paciência com os erros dos outros, e impaciência com os meus próprios, e me corrijo quando cometo um deslise?
  5. Recebo e hospedo os amigos com alegria em minha casa?
  6. Procuro ser cada vez mais honesto e simples nas coisas do dia-a-dia, eliminado falsas ambições?
  7. Procuro desenvolver-me em conhecimento e experiências, em vez de deixar a vida correr? Desafio-me?
  8. Tenho facilidade de comunicação com todos, desde os de casa, até vizinhos e pessoal de trabalho, sem perder o estímulo?
  9. Estou limpo dos preconceitos de cor, raça, sexo, idade, etc, tratando a todos da mesma maneira como gosto que me tratem?
  10. Costumo dizer "bom dia" às pessoas, e "eu te amo" aos mais próximos?
  11. Revolto-me com as injustiças? Tenho um sentimento de revolta justo?
Se você tem visão auto-crítica para refletir sem se auto justificar, e/ou vendo-se criticamente sem se auto-condenar, e acertou as 11 questões, creio que a sua humanidade está em progresso.

Caso contrário, então é necessário ter disposição para mudar, e isto não depende de ninguém mais do que você mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".