Pular para o conteúdo principal

REGIONAL SUL 1 DA CNBB TORNA-SE PORTA-VOZ DOS RICOS

Quem diria, que um setor da Igreja Católica, que concretamente responde pela Regional Sul 1 da CNBB pudesse reacender aquela chama golpista, como a que precipitou o golpe militar de 1964, com a famosa "MARCHA COM DEUS E A FAMÍLIA PELA LIBERDADE", aqui mesmo em São Paulo.  Resta lembrar: Liberdade de quem? das elites continuarem explorando o povo? Liberdade para o povo dormir na sargeta?

São Paulo, cidade que concentra o poder da elite brasileira (não é atoa que os tucanos sobrevivem aqui há anos), estabeleceu fortes laços com alguns Bispos da região, a ponto de influir sobre a ética episcopal. Sim, porque a sintonia é com os ricos, os poderosos, e não com o povo humilde das periferias ou das favelas.

A CNBB nacional é obrigada a todo instante ter que corrigir esta ânsia bajulatória da Regional Sul 1, mostrando que a Igreja deve ser apartidária. Mas não, a Regional Sul 1 elegeu o PT como assassino de criancinhas, numa época em que nunca se colocou a questão do aborto em evidência. Nítida jogada eleitoreira, a serviço dos ricos, a quem eles servem de bom gosto.


Em seu site dizem:

"Somos um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, que congrega as Dioceses e Bispos, que cumprem sua missão episcopal no Estado de São Paulo, tendo por finalidade:



Promover a pastoral orgânica nas Igrejas Particulares do Regional;
Estudar assuntos de interesse das Igrejas Particulares do Estado de São Paulo;
Atender a solicitações de estudo e aplicar as orientações emanadas da Santa Sé, da Assembléia Geral e de outros órgãos de cujos préstimos se utiliza;
Determinar os participantes de suas reuniões;
Apresentar candidatos ao episcopado;
Interessar-se pela situação dos Bispos Eméritos, residente no Estado de São Paulo.


OBJETIVOS DO REGIONAL


Propiciar melhor a caracterização da identidade da Igreja no Regional Sul 1, como presença solidária, especialmente na educação, na reforma agrária com conseqüente política agrária e no desemprego, atendendo aos desafios deste tempo assumindo a sua vocação de comunidade de discípulos e como sociedade formada por cristãos atuantes no campo sócio-político-econômico.


Colaborar para efetiva inserção da Igreja do Regional Sul 1, no contexto das quatro exigências da evangelização inculturada do Projeto Rumo ao Novo Milênio (RNM).


Levantar dados sobre a participação da Igreja do Regional Sul 1 em atividades que caracterizam o testemunho, o serviço, o diálogo, e o anúncio.


Promover encontros para troca de experiências e animação das dioceses para a realização das atividades propostas no projeto.


Capacitar presbíteros, consagrados(as) e principalmente leigos.

Oferecer subsídios para revisão da Evangelização no Estado de São Paulo, abrindo perspectivas à evangelização inculturada dentro da atual realidade estadual. "


Como podem ver, rasgam seus próprios princípios, com ficou marcado em amarelo, pois sequer se perguntam:

O desemprego no governo Lula caiu?

Houve vontade política em avançar a reforma agrária no Brasil com Lula?

Houve respeito com o movimento popular que luta pela terra?

Houve investimento em educação, em escolas de formação técnica?


Não nada disto é citado, mas retiram das tumbas, dos escombros, o tema do aborto, e cegos, passam a conceber este como o único tema de campanha.

Foi assim com Franco na Espanha. Bajularam, bajularam, e depois quando vieram os republicanos, reclamaram, considerando os republicanos como terroristas, enquanto Hitler apoiava com armamentos o regime franquista.

Atenção bispos da Regional 1: 

O BRASIL NÃO É JOGUETE DE BAJULADORES DE RICOS!

NÃO É TARDE PARA ARREPENDEREM-SE, E VOLTAREM-SE PARA OS POBRES !

LEMBREM-SE DA MANJEDOURA, E NÃO DOS PALÁCIOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,