Pular para o conteúdo principal

DIREITA BUSCA NOVA CARA


A eleição de 2010 trará uma transformação maior do que muitos de nós imaginaria.

Que a influência de lula seria importante, todos imaginávamos que existisse, porém com menor alcance.

Que Dilma seria um a candidata com personalidade, outros tinham dúvidas, principalmente os que acreditavam ser ela apenas um apêndice do processo, o que não se confirmou.

Agora, que a derrota que se vê no horizonte fosse tão acachapante, isto poucos esperavam.

A consequência disto é que alguns partidos da direita, como o DEM e quem sabe até o PSDB, podem estar com seus dias contados, devido a inexpressividade que poderão ficar, pós 03 de outubro. Esta situação traz para a direita um novo desafio: é preciso mudar de cara novamente para salvar alguma coisa do espólio que os mantém há séculos.

Este desfile de mudança de maquiagem vem acompanhando a elite reacionária, desde quando os ventos democráticos passaram mesmo a soprar sobre o país, mas a essência é uma só: a Besta Devoradora, a sugar o suor secular das multidões.

Com o grande carisma de Lula, muitos que antes alinhavam-se sob o manto desta direita, hoje, por sobrevivência, acompanham o governo, e "buscam modernizar-se também".

Nós achamos isto muito bom, mas não dormimos de toca.

Sabemos que é só haver uma alteração na conjuntura, e vapt, alinham-se com quem lhes ofereça mais.

Neste desespero por encontrar nova identidade, é de se ressaltar a nova face ecológica da direita.

Marina não é um fenômeno, mas foi incentivada desde o início pela direita a candidatar-se,  para retirar a exclusividade feminina da candidata Dilma, e disputar o eleitorado chamado progressista.

Empunhando uma luta Robinhoodiana de defesa intransigente do ecologia, angariou algum poio de setores das classes médias urbanas, atingidas pela poluição e principalmente por um modo de vida estressante e desequiibrado.

Estes setores não divergem da obstrução de uma hidroelétrica no Pará, ou serem contra a transposição do Rio São Francisco, pois são realidades distantes, e vai de encontro com o purismo vegetariano, e a moda Zen.

É o PLANO B de que tanto falávamos.

Seu resultado, no momento é muito interessante: o pouco que Serra retirou de apoio a Dilma nas camadas de alta renda, com suas bravatas, acabou se dirigindo para Marina. Pesquisas retiradas do forno, dão conta que Marina pode estar suplantando Serra em Brasília, e Rio de Janeiro, com crescimenteo também em Sampa.

 Nada muito significativo, mas mostra uma tendência de sepultamento da candidatura Serra, e o acionamento de Marina, para ver se ainda pode provocar uma modificação no panorama eleitoral, estável já há algumas semanas.

De fato a direita está buscando saídas, e Marina se presta a este serviço.

Por razões de laços sentimentais de um casamento rompido, o PT tem se privado de demarcar a diferença de concepções sobre ecologia e desenvolvimento, que bem teria desmontado a campanha da bonitinha.

Mas não, escolheu o Serra.

Agora é hora de acordar e começar a fazer esta diferenciação, porque, de repente vai começar a direita a ser ecológica desde criançinha.

A direita não sabe com que cara vai se apresentar, por isso ela vai pegando emprestado tudo o que pode: vira democrata, ecológica, esquerdista até.

Imagino que somente em torno de Aécio virá uma nova direita, reciclada de centro (lembram-se do Centrão), ou infiltrada no PMDB, como quer Kassab, e introduzir um cavalo de Tróia no Governo, para tentar implodí-lo depois.

O futuro dirá, mas no presente alertêmo-nos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,