Pular para o conteúdo principal

QUAL É O DESENVOLVIMENTO QUE QUEREMOS PARA O BRASIL?

IDADE ESPERADA (NORMAL) AÇÃO MÉDIA FAIXA



Sentar sozinho 06 meses 05-09 meses


Engatinhar 09 meses 06-12 meses


Ficar em pé 11 meses 08-17 meses


Andar sozinho 14 meses 09-18 meses


Primeira palavra 12 meses 08-23 meses


Frase c/ 2 palavras 02 anos 15-32 meses


Sorriso em resposta 01 mês 01-03 meses


Comer c/ as mãos 10 meses 07-14 meses


Beber no copo 13 meses 09-17 meses


Uso da colher 14 meses 12-20 meses


Vestir-se 04 anos 03-05 anos

O desenvolvimento vem desde a infância e deve ser acompanhado de perto para que nada dê errado. A nação também precisa que tenhamos a mesma preocupação, e embora pareça distante do que façamos em nosso dia a dia, é preciso pensar e opinar, porque há uma responsabilidade social envolvida, como a do desenvolvimento de uma criança. Queremos chegar a um país adulto.

Sim teremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, na próxima década do século XXI. Muito se tem falado sobre estes desafios, e um grande compromisso está firmado para criar as condições ideais de realização dos mesmos. Construir o trem-bala ligando Campinas ao Rio, realizar a reforma e a construção de estádios, nos vários Estados que sediarão estes eventos, ampliar a infraestrutura de água e esgoto, energia elétrica, dos serviços de transporte, etc, muito tem a ser feito.

Temos a impressão de que o processo de desenvolvimento do país está subordinado a estes desafios, e que ele é a única alternativa , o que não é verdade. Existe isto sim, um desafio, uma vitrine brasileira exposta ao mundo, um julgamento de nossa estatura, nossa capacidade, via estes eventos.

Mas a discussão do desenvolvimento brasileiro deve ir em outra direção, sob pena de construirmos uma década de ilusões, e passarmos pelo vexame de sediarmos eventos num pais onde a estrutura social continuará excluente, e com poucas oportunidades para sua população.

Ser campeão sim, mas em um país de oportunidades crescentes. É precsio ampliar urgentemente a quantidade de jovens atendidos em cursos profissionalizantes e de nível superior. O crescimento do país exige isto. Há uma demanda por profissionais a ser preenchida. O desenvolvimento científico e tecnológico também, deve receber grande apoio pois servirá de base para este desenvolvimento.

É preciso ampliar a oferta de empregos e, ao mesmo tempo, dos produtos primários e secundários, com controle inflacionário, ambiguidade difícil de conciliar. O governo Lula conseguiu unir, de certa forma, esta  montagem contraditória, porque a administração de altos juros no mercado financeiro, tem servido para "impedir o desenvolvimento com inflação", mas redundou também numa espécie de freio do desenvolvimento.

É preciso investir na sáude preventiva, com acompanhamento familiar, o chamado médico de família, caso contrário os custos do serviço médico hospitalar continuará alto e ineficaz. O Estado deve assumir o médico de família, em vez de ficar apenas dando atendimento corretivo, reativo.

O SUS que por aqui é tão criticado, acaba de ser adotado pelo presidente Obama nos EUA. Até a "matriz", que sempre sacralizou a inicitiva privada, está se rendendo à intervenção do Estado em esferas até então negadas, como é o caso do atendimento hospitalar. São coisas dos novos tempos.

O enterro do neoliberalismo com a privatização de tudo, e a redução do papel do Estado na economia, caiu por si só, sem ter sido derrotado pelos socialistas, mas com causa mortis própria, das chamadas crises cíclicas do sistema capitalista, que, por sinal, ainda continuam, agora atingindo o Estado, com na Grécia, Espanha, e...

O que se coloca é a necessidade do Estado suprir o que for necessário para o desenvolvimento, seja na área que for. É o que vemos na China e na Ìndia. Uma vez resolvido, pode-se discutir um compartilhamento com empresas, e mesmo a transferência destes setores, se isto significar um impulso maior. As cooperativas, e a pequena e média empresa urbana e rural devem fazer parte destas oportunidades, sendo as maiores beneficiárias, mas não únicas. Cada caso é um caso a ser analisado.

Aliás,  casos de polícia devem ser resolvidos como foi no combate à máfia na Itália. Refiro-me ao insuportável crescimento do tráfico de drogas, já com um lastro perigoso de influência no país como um todo, e presença já na economia formal das cidades.Ouço que existem empresas "dominadas".  É necessário dar um basta, equipando os setores de segurança pública com tecnologia de ponta, e eficiência científica. E combater com o objetivo de erradicar, e não de conviver, "administrar".

Para isto o Judiciário precisa deixar o império e republicanizar-se, agilizando-se e estabelecendo leis mais rígidas e rápidas. Os atuais concursos públicos no âmbito do judiciário, não tem impedido a perpetuação de famílias tradicionais de magistrados, o que corrobora com o modelo imperial. Que se democratize o judiciário, com eleições para os cargos estratégicos.

A cultura, que é o coração do povo, refletindo o que se passa na vida cotidiana do país, deve ser francamente incentivada pelo Estado, em suas diversas modalidades, cinema, teatro, literatura, música e artes em geral, sem privilégio desta ou daquela área.

Estamos em ano eleitoral. Devemos observar quem vai ter um enfoque mais voltado aos anseios da maioria, quem pode efetivar, e quem ficará no discurso. O Brasil tem urgência.

Acredito na percepção do eleitorado, de que fará uma boa escolha, mas devo admitir, que comparativamente com outros tempos, estamos adquirindo uma civilidade eleitoral. Irracionalidade aqui e ali, destemperos verbais, ocorrerão, mas deve prevalecer o confronto de idéias, e não de pegadinhas, ou conflitos pessoais, ou fabricação de manchetes falsas, e domínio da mídia.

Os desafios são crescentes, e não podemos nos dar ao luxo de errar. Seremos cobrados por nossa ignorância política. Lembro-me que Bertold Brescht nos lembra do ignorante político, como o mais deplorável de todos os indivíduos. Pois bem, rompamos com nossos preconceitos, e passemos a discutir, com abertura sobre todas as possibilidades. É um novo Brasil que está acontecendo e precisamos reformar nosso perfil. Rápido, agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,