A importância do treinamento

No mundo do trabalho, grande parte da produtividade das equipes que estão sob a direção de um líder, está ligada diretamente à sua atuação como gestor. Não é de se estranhar que o entusiasmo, a dedicação, as formas de relacionamento e atendimento aos clientes em geral, tem uma matriz, um referencial, um apoiador.

Entretanto, esta performance não lhe é exclusiva, e por vezes, o líder que se esforça cotidianamente, se vê em palpos de aranha, ao descobrir uma necessidade premente de alavancar novas formas de comprometimento de seu pessoal. Isto, depois de um grande esforço pessoal junto aos mesmos, sentindo-se como se nada tivesse conseguido.

Todo profissional, engajado ou não com seu trabalho, está em contínuo desenvolvimento, em constante desafio consigo mesmo, com os seus colegas de grupo, e com seu líder, a quem responde diretamente. Aperfeiçoamento e racionalização estarão presentes durante nossa vida toda, nos questionando se somos realmente efetivos e econômicos em nossas ações.

E isto não depende somente do líder. É preciso gerar um impacto em todo o grupo, de forma homogênea, de acordo com as necessidades que o líder identifica. O treinamento vem suprir esta lacuna por várias razões:

1. Reúne a todos, e permite uma troca de experiências, que leva a concepções comuns para determinadas situações.

2. Erradica procedimentos e hábitos indesejados.

3. Homogeneíza conhecimentos que serão utilizados nas atividades.

4. Melhora o ambiente de trabalho, alivia a pressão no relacionamento.

5. Lapida os comportamentos no trabalho.

6. Eleva a auto-responsabilidade.

7. Melhora a comunicação formal e informal

8. Facilita o atendimento.

9. Valoriza a auto-estima.

10. Aumenta a produtividade

Poderíamos continuar com esta lista de vantagens significativas, que decorrem de ações planejadas de treinamento, tendo o líder como suporte e orientador. Estas ações não apontam fraquezas da liderança, muito pelo contrário, baseiam-se em sua leitura de que nem tudo depende apenas de si, mas de um conjunto de intervenções, entre as quais está o treinamento.

Somos executivos que buscam a humildade dos monges. Sabemos que nem tudo está em nossas mãos, e que também, por vezes erramos querendo acertar. O que não podemos é deixarmos de realizar ações efetivas de desenvolvimento do nosso pessoal. Para isto existimos, e com nossa visão, conseguiremos ir trilhando o caminho do profissional integral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".