Pular para o conteúdo principal

Conflito em pesquisas para Presidência, expõe disputa acirrada

As pesquisas Sensus, de um lado e Data Folha, de outro, parecem reproduzir, a luta política e ideológica que começa a se desenrolar na disputa para a Presiência da República. A oposição do PSDB argumenta que a Sensus induziu respostas, vinculando o nome de Lula ao de Dilma. Já a situação considera que o Data Folha inflou o número de entrevistados no Estado de São Paulo para favorecer a campanha de Serra.
Acrescente-se a isso uma propaganda da Rede Globo de comemoração de seus 45 anos de existência, em que se repete um "queremos mais", semelhante ao jingle do candidato José Serra. Foi retirada a propaganda. A desconfiança é grande. É uma verdadeira guerra por espaços, com ações e interpelações judiciais, que vão agregando pimenta à campanha. E os candidatos Dilma e Serra(porque a campanha está dualizada)? Bem, eles não entram nesta rinha preservando suas respectivas imagens de bons meninos e meninas, deixando para o pelotão de choque falar aquilo que os cala.
Um fato vem à tona: O candidato José Serra não está batido, como se acreditava que o rolo compressor da aprovação do Presidente Lula faria, nem a candidata Dilma está aproveitando o potencial de aprovação presidencial.
Ciro Gomes parece que sumiu, não se apresenta, e vai esvaindo-se pelo caminho. É um candidato respeitável, que muitos gostariam que fincasse os pés na campanha sem desistir. Parece que vai, mas aos trancos e barrancos. Já a candidata Marina está misturando natureza e conversão evangélica; com isto está afastando os ambientalistas e os católicos de sua campanha. É a impressão que se tem. Psol, está saindo dividido, com Plínio, e sem a Heloisa Helena que tem simpatia pessoal, não partidária por Marina. Esta divisão impede uma união da oposição de esquerda se unir num único palanque(Psol, Pstu, Pcb).
O movimento sindical, acumulando forças a décadas, mostra a cara num Conclat que deve acontecer no primerio semestre, posicionando-se na partida eleitoral, com Lula e Dilma. A grande imprensa, amedrontada com as Conferências de Comunicação, de Direitos humanos, etc vai se colocando na oposição ao governo.
A Igreja Católica, coitado de mim, não consegue respirar, devido ao mar de pedofilia, que fez o Papa chorar e dizer que a Igreja está ferida. Está escanteada, em termos e posição mundial, esperando passar esta maré tão ruim. Quem está em pastorais, não está nem aí, e continua suas missões, porque sabem que sempre foi assim e continuará a ser, a errar e acertar, ao mesmo tempo em que é perseguida.
E Deus em tudo isto, estará Ele ausente desta situação? De forma alguma. É preciso dizer à candidata Marina, que Deus tocou Dario, rei estangeiro, e abandonou muitos reis hebreus, quando viu seu nome ser esquecido ou usado por outros interesses que não o de seguir sua vontade.
A candidata Dilma, que era agnóstica, teve uma luta contra o câncer, que deve tê-la feito pensar melhor esta questão, porque Deus é Deus de vida, Senhor da vida, e parece que ela deve ter feito lá suas reflexões, não sei até onde chegou, Deus sabe. Já o Candidato Serra é Católico de nascimento, não tanto quanto o Geraldo Alkimin, e provavelmente deve ter um apoio da Igreja para ele, não explícito, mas organizado e disseminado na hierarquia, até as bases. É o que penso, posso me enganar.
O certo é que Deus escolherá quem deve vencer estas eleições, seja para o nosso bem, seja para o mal, dependendo de como o povo brasileiro está se comportando em sua humanidade para com seus próximos. Somos merecedores de um governo de paz e prosperidade? Fizemos a lição de casa como nossos irmãos necessitados? ou nos fechamos no egoísmo e acumulamos riquezas "que a traça roe". Com Deus não se brinca, nem se engana. Não estou fazendo nenhuma figuração de um Deus perseguidor, mas de um Deus que vê, tem opinião, e age, gostem ou não os que O ostentam apenas nas paredes.
Vamos pedir misericórdia, jogar cinzas sobre nossas cabeças, e reconhecer que muito tem que ser feito, para garantir um país mais igualitário, de oportunidades amplas para as diversas camadas, raças, e grupos minoritários. Dizer que o Presidente Lula ajudou a melhorar as condições de vida do povo, é certo, mas tem muito, muito, muito ainda por ser feito.
Os dois candidatos mais expressivos querem pegar esta herança e melhorar. Ninguém quer voltar ao período anterior a Lula. Vamos ver como vai caminhando a campanha. Neste blog, ficaremos abertos, sem nos posicionarmos, porque desejamos ver fluir a livre consciência, sem nossa opinião pessoal, é mais democrático, no momento. Mais para frente quem sabe a verdade vai ficando mais à mostra e o povo se decida considerando todos os fatores prós e contras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,